Damos testemunho de que são os indígenas guardiães das folhas, do verde, das águas, da mãe terra, dos ecossistemas

Damos testemunho de que são os indígenas guardiães das folhas, do verde, das águas, da mãe terra, dos ecossistemas
30 de maio de 2022 CEBI MG

Damos testemunho de que são os indígenas guardiães das folhas, do verde, das águas, da mãe terra, dos ecossistemas. Por Denis Wilson Silva[1]

Uma delegação do CEBI-MG esteve juntamente com Rede de Apoio na Retomada Indígena Xukuru-Kariri, em Brumadinho, MG, dia 29/5/2022. Fotos: Ricardo Nery

No chão sagrado, altar de ancestralidade. Símbolos que nos alcançam por dentro fazem vibrar e bater nossos corações – em Palavra, força e magia. Terra, território. Mãos calejadas. Punho erguido para a luta. Mãos abertas, unidas, entrelaçadas. Pés de terra, sem-terra, cravados e expulsos da terra. Toré dos Povos Originários, corpo móvel que dança unidos ritualmente. Brincadeira ao ritmo do toante. Para os povos primeiros da Abya Yala, a vida acontece por baixo: onde é gerada, germinada, desabrochada, florescida, frutificada… sustento.

Para seguir aprendendo com os de baixo é o que CEBI-MG (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – www.cebimg.org.br ) – em irmandade com a Rede de Apoio, em uma Bendita Mescla, sob a licença dos mais velhos e encantados – marchou até a Retomada Indígena Arapowã Kakya dos Povos Xukuru-Kariri, em Brumadinho, MG, dia 29 de maior último (2022). Como nossos pais e mães, pisamos em Terra Santa. Ali, na poeira levantada, está a alternativa, a cura, a vacina para todos os males do capitalismo extrativista, da mineração predatória, do latifúndio que impõe o cativeiro da terra: damos testemunho de que são os indígenas guardiães das folhas, do verde, das águas, da mãe terra, dos ecossistemas.

A cigana Valdinalva, ao lado de Frei Gilvander, também estava irmanada com os parentes Xukuru-Kariri.

Garantir os Direitos dos Povos Indígenas é o mesmo que proteger a Natureza. No território da Retomada já existem plantações com sistema agroflorestal e hortas comunitárias que produzem alimentos saudáveis. É justa e legítima a luta dos que sabem por valentia e coragem multisseculares. O território hoje retomado (porque a ocupação é originária) está na mira da assassina e criminosa mineradora Vale S/A que, reincidentemente, pilha, estrangula, violenta, saqueia, assedia, agride, massacra, ameaça, diminui a Vida dos parentes e de todos nós.

Nas firmes e potentes falas das companheiras e companheiros da Rede de Apoio à Retomada Indígena Xukuru-Kariri, a consciência do grave momento de ofensiva: é guerra declarada/deliberada contra nós, as maiorias oprimidas e marginalizadas. Os desgovernos fascio-liberais de Bolsonaro e Romeu Zema são anti-povo e coniventes/subservientes aos interesses escusos dos que, em nome do lucro, perseguem, criminalizam as lideranças, eliminam rios, matas, peixes, gentes. Causa preocupação também o papel de um Judiciário vendido e calhorda que, em fins de junho, deverá pautar e votar o Marco Temporal, nome elegante para continuar o genocídio indígena. “Marco Temporal, NÃO!”, gritamos e exigimos, pois isto é o justo e necessário.

Leonardo Péricles, pré-candidato da UP à Presidência do Brasil doou uma muda de Jacarandá para o Cacique Arapowã, vicê-cacique Pedro e Pajé Sr. Paulo.

Em nossa “Voz de Povo” unido – cantada, en-cantada, rezada, manifestada – nosso grito irado por Justiça: “FORA, VALE!” “DEMARCAÇÃO, JÁ!” Do Pajé e dos caciques, a Sabedoria que não se esgota: “preferimos virar adubo a arredar o pé daqui”. Exigimos dignidade que é terra, pão, teto, trabalho e vida digna para todos/as. Vamos nos opor (até as últimas consequências) aos senhores de terno e coturno escravocratas que protegem a propriedade privada capitalista e os dividendos das S.A.. Eles podem ter escudo, dinheiro, bomba, jagunço, juízes, prefeitos, deputados, governadores: nós temos nós, nossa reza, dança, nossa tradição. Enquanto tiver som de maracá, terá luta e resistência! Gratidão a todos/as que se irmanam nas lutas justas, legítimas e urgentes. Sigamos a luta, de cabeça erguida com muito amor, parindo a esperança nas lutas concretas, pois uma aurora de Justiça e Paz insiste em surgir. Será em breve!

[1] ORCID: 0000-0003-3886-8633. Egresso do programa de pós-graduação (mestrado) em Teologia da Libertação da Universidade Centroamericana José Simeón Cañas (El Salvador), assessor popular das CEBs e do CEBI-MG. E-mail: deniswilsonsilva@hotmail.com.

Leo Péricles (UP), pré-candidato a Presidência do Brasil, na Retomada Xukuru-Kariri, Brumadinho, MG