Método

O Método do CEBI

Hoje é possível dizer que a identidade do CEBI está diretamente ligada ao seu jeito de trabalhar com a Bíblia. O método usado é o elemento primeiro a identificar o que faz, quem é e como trabalha o CEBI. Frei Carlos popularizou o método com o triângulo hermenêutico: Realidade – Bíblia – Comunidade. Já faz mais de 20 anos que esse método está sendo difundido e hoje ele está bem arraigado, tornando-se inclusive um carisma particular do CEBI.

A experimentação desse método e a disseminação do conteúdo da releitura bíblica, a partir da aplicação do mesmo, marcaram a primeira etapa da caminhada. Isso não significa, todavia, que o método estagnou. Ao contrário, a cada etapa da caminhada, são descobertas novas facetas e novos ângulos. E a fidelidade ao método exige a permanente abertura às novidades que a luta revela. Foi, dessa maneira, que a releitura integrou, por exemplo, a análise literária da Bíblia, a análise sociológica, a leitura espiritual, a leitura orante, a leitura feminista, a leitura étnica, a leitura a partir do cotidiano, a leitura que leva em conta as relações interpessoais…

Afinal, método não é caminho? Caminho de vida, processo vivo! Simultaneamente, tanto o método quanto o conteúdo veiculado pelo CEBI vêm sendo enriquecidos por contribuições da ecologia, do bibliodrama, do ecumenismo, da leitura de gênero e por uma mais profunda compreensão dos processos de educação popular e cidadania.