Áreas de Atuação

Estudo

Devolver a palavra

  • Em nível local, o CEBI desenvolve uma série de atividades com lideranças populares, agentes de pastoral e assessores/as. São encontros de fim de semana, estudos bíblicos e escolas bíblicas. Nessas atividades, destaca-se um número infindo de grupos de base que se reúnem para refletir sobre a Palavra de Deus em círculos bíblicos. Essas atividades localizadas são o CEBI na base; elas foram e são a motivação inspiradora de nossa existência.
  • Já em nível estadual, realizam-se encontros maiores: escolas bíblicas, semanas de atualização e reciclagem para pessoas que atuam na assessoria bíblica em suas comunidades.
  • Há também atividades formativas nos pólos regionais: seminários de aprofundamento para assessores/as, cursos de formação de assessores/as, mais intensivos e prolongados.
  • Em nível nacional, realiza-se anualmente um seminário temático. A cada dois anos, acontece um Curso de Capacitação de Assessores/as, com duração de um mês, visando sobretudo à metodologia. Para atender sobretudo as necessidades de pessoas leigas, existe o Curso Extensivo de Formação de Assessores/as em Bíblia. Esse curso tem a duração de quatro a cinco anos, dependendo da caminhada de cada grupo, pois o estudo é realizado em sua própria realidade.

Cidadania

Vida e dignidade

  • Buscar o fortalecimento da cidadania é uma constante no trabalho do CEBI. Cidadãs e cidadãos comprometidos com a luta por mais vida e dignidade são um dos frutos da leitura bíblica junto às comunidades populares.
  • Partindo da realidade dos excluídos, a metodologia do CEBI vai além do estudo bíblico. Ela gera uma mística que leva a uma prática não-violenta que tem sua fonte alimentadora na luta por uma sociedade de partilha, solidariedade e respeito a todas as formas de vida. Esse processo é vivenciado como um mergulho no grande mistério que são a vida e a divindade.

Gênero

Reciprocidade e parceria

  • O texto bíblico é marcado pelo patriarcalismo, seja na sua origem, seja na tradição interpretativa das nossas igrejas. A leitura feminista da Bíblia presente na caminhada do CEBI quer desconstruir, renomear e reconstruir a memória esquecida das mulheres. Quer libertar o texto do patriarcalismo que marca as relações interpessoais e sociais, as relações com o mundo e o transcendente. Muitas mulheres têm investido na pesquisa bíblica, abordando especificamente essa temática. Em todos os níveis de trabalho do CEBI, tem havido reflexões, em encontros e estudos em praticamente todos os Estados e Regiões, sobre o papel e a relação entre homens e mulheres na Bíblia e na sociedade.
  • Em nível nacional, o Programa de Formação promove, a cada dois anos, a realização de um encontro de assessoras. Em 2001, realizou-se o primeiro encontro de Capacitação de Leitura de Gênero e Hermenêutica Feminista.

Ecumenismo

A vida é maior que as religiões

  • Desde o surgimento, estava claro que a caminhada do CEBI precisava ser ecumênica, mesmo porque a defesa da vida e as necessidades básicas ultrapassam as fronteiras religiosas. Por isso, está se fazendo um enorme esforço para que a perspectiva da leitura e a espiritualidade ecumênica estimuladas pelo CEBI cheguem sempre mais às pessoas das diversas denominações cristãs. Importante para o CEBI é que cresça mais o ecumenismo a partir da base, despertando o potencial ético e de defesa da vida, presente em todas as comunidades religiosas.
  • Entendemos que o Ecumenismo não somente está nas relações entre igrejas, mas também na atitude de radical abertura ao diferente assumida como caminho para a unidade e testemunho à beleza que salvarão a humanidade e o cosmos.

Espiritualidade

Beber na fonte da vida

  • Desde as origens, a Palavra de Deus, vislumbrada na realidade e no texto, foi fonte de água viva, água que jorra e mata a sede em tempos de desânimo, água que alimenta a esperança, água que sustenta a luta e a resistência. Os círculos bíblicos, os encontros, os cursos e seminários são permeados de profunda mística. Essa se desvela no jeito de celebrar, na amizade, na acolhida, na solidariedade e no compromisso com a vida.
  • A equipe de espiritualidade empenha suas forças para manter viva essa fonte. Esses esforços, podemos apreciá-los de forma especial no Cancioneiro e no CD que o acompanha e em várias publicações.

Ecologia

Terra, água, fogo

  • A promoção da vida passa pelo equilíbrio ecológico. A dimensão da ecologia já se faz ver e sentir em inúmeros movimentos sociais e populares onde o CEBI atua. Ela estará presente, de modo marcante, nos próximos anos, com publicações, encontros e seminários abordando especificamente essa temática. Essa atenção específica nos preparará para o tema de estudo da próxima Assembléia Nacional do CEBI – “Bíblia e Ecologia” – que acontecerá em novembro de 2002. Estudos e subsídios sobre “Terra, Água e Fogo” serão temas abordados no próximo triênio para que nos imbuamos da urgência de transformar nossa relação com a “oikos”, a casa que nos acolhe.

Intercâmbio

Articulação e parceria

  • Com mais de duas décadas de caminhada, a leitura popular da Bíblia do CEBI vem ultrapassando as fronteiras do país. Naturalmente, a entidade foi estabelecendo vínculos institucionais com diferentes organismos através de cursos, seminários e encontros diversos. Hoje, existem parcerias na América Latina, Caribe, África e Europa.
  • O CEBI está articulado institucionalmente com o Fórum Sul de Organizações Não-Governamentais, Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG), Compartir Ecumênico de Recursos (CER), Comissão Evangélica Latino-Americana de Educação Cristã (CELADEC), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), Rede Ecumênica Bíblica Latino-Americana e Caribenha (REBILAC), Rede Latino-Americana e Caribenha de Organismos Ecumênicos (REDLAC), Rede Ecumênica de Centros Leigos do Cone Sul e Federação Bíblica Católica (FEBIC).
  • Na Europa, sobretudo Alemanha e Itália, foram assessorados vários seminários e encontros, objetivando a formação de multiplicadores da Leitura Popular da Bíblia. A partir desses multiplicadores, estão surgindo grupos que, através da metodologia do CEBI, redescobrem que a Palavra de Deus é fonte de mística para o empenho no social. Anualmente, alguém do CEBI visita esses grupos, e algumas pessoas desses países participam de nossas atividades aqui no Brasil.

Aos poucos, está se intensificando uma relação de aproximação com as experiências africanas de leitura popular da Bíblia.

Educação Popular

Uma grande universidade

  • O CEBI é, de fato, uma grande universidade popular. Anima e interliga uma grande rede de formação cristã e da educação popular, envolvendo diretamente mais de 10 mil grupos de reflexão, círculos bíblicos, cursos de finais de semana, escolas bíblicas que duram várias semanas, cursos de capacitação com um mês de duração, cursos intensivos de seis meses e cursos extensivos que duram vários anos. Além disso, o CEBI mantém um Curso de Bíblia por Correspondência, envolvendo milhares de pessoas, e um Curso de Formação de Assessores e Assessoras Bíblicos em nível de pós-graduação