“Somos mutirão em dias ruins e bailão em dias bons”. CEBI-MG em 05/12/2021.

“Somos mutirão em dias ruins e bailão em dias bons”. CEBI-MG em 05/12/2021.
5 de dezembro de 2021 CEBI MG

SOMOS MUTIRÃO EM DIAS RUINS E BAILÃO EM DIAS BONS

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”(Art.1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos). Na América Latina, a luta e o conflito em favor dos direitos humanos não estão só no nível das liberdades públicas, camponesas, políticas, intelectuais, mas principalmente, no campo dos direitos básicos dos trabalhadores, dos camponeses sem-terra, das mulheres, negros, indígenas e do POVO DA RUA.

Por isso, pelo direito a trabalhar e ganhar o mínimo para se ter dignidade, pelo direito de morar, de acessar água potável para beber e se banhar, pelo direito de nutrição/segurança alimentar e educação básica, pelo direito a não (sobre)viver sistematicamente marginalizado e condenado, a população de Rua de Passos-MG se reuniu no dia 30 de Dezembro de 2021, no salão da Paróquia Sr. Bom Jesus dos Passos, para o II Encontro da População de Rua de Passos-MG, com apoio das CEBs, CEBI-MG e da Pastoral do Povo de Rua.

Para provocar a conversa, fazer circular a palavra, despertar e reforçar o protagonismo popular na organização como resposta aos desafios do cotidiano nas ruas, nos distribuímos em pequenos grupos para avaliar nossas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Refletimos juntos o que impede/dificulta e o que facilita/potencializa o coletivo. Sabemos que a saída é por baixo e que unidos avançaremos mais, certos de que devemos tomar parte ativa nas decisões que nos dizem respeito: nada de nós sem nós!

Encerramos nosso dia de atividades, fazendo uma avaliação: “o que trouxemos e o que estamos levando?”. Saímos todos mais comprometidos, reafirmando a memória e a caminhada do nosso Povo e a brava resistência frente à barbárie capitalista que estende miséria, fome e converte em liquidificáveis/descartáveis nossos corpos e vidas.

Equipe de Animação das CEBs e CEBI de Passos/MG.

Fotos do dia:

   

   

Equipe de Comunicação do CEBI-MG.