Tributo do CEBI/MG a Maria Helena Falcão Vasconcelos

Tributo do CEBI/MG a Maria Helena Falcão Vasconcelos
18 de outubro de 2021 CEBI MG

Tributo do CEBI/MG a Maria Helena Falcão Vasconcelos

Começamos a segunda-feira, dia 18 de outubro de 2021, dia São Lucas, com uma notícia que deixou comovido/a todos nós que somos do CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos), dos Grupos de Fé e Política, dos Coletivos de Libertação. Comovidos/as, recebemos a notícia do falecimento/ressurreição de Maria Helena Falcão Vasconcelos, viúva de Tiago Adão Lara, que pediu passagem e já está no coração da Vida: nos precede na Peregrinação rumo ao Mistério de Amor, em vida plena.

Em nós que tivemos a graça e a responsabilidade de conviver com Maria Helena e de lutar pelo bem comum ao lado dela, ela continuará inspirando luta, resistência e compromisso de Páscoa. Em flor de aleluias, gratos/as por uma trajetória de entrega, doação, coragem, estendemos nosso abraço solidário às comunidades, amigos/as e familiares.

Maria Helena, no seu DIA de LUZ, realizou seu primeiro parto-chegada para a História, e fez história. Hoje, entre lágrimas, gratidão e saudades, realiza seu segundo parto-partida. Vai se unir aos/às bem-aventurados/as no mistério do Amor pleno e definitivo.

Não esquecemos também do imprescindível trabalho de Maria Helena em Juiz de Fora, no CEBI e na Comunidade do Vale Verde principalmente com as crianças, levando-as a verem a beleza na vida por meio da poesia.

Entre tantas metáforas sobre o curso da vida está a da VELA. Esta, desde que acesa, caminha, inexoravelmente, para o seu fim, e pode se apagar ou ser apagada de repente. Mas, enquanto se mantém acesa, ilumina, aquece, além de se prestar a uma grande riqueza simbólica. Assim, é a VIDA dos nossos entes e pessoas queridas. Acompanhemos, na Fé, no Amor fraterno, na Solidariedade e na Esperança a VELA-VIVA-VIDA da nossa querida Maria Helena. Fomos iluminados/as e aquecidos/as por ELA, fomos AFETO(A) DOS/AS profundamente por ELA. Tamus juntos/as até o fim, ou até o fim do começo, entregues ao mistério do AMOR ETERNO.

Maria Helena sempre fez a diferença aqui em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, seja no CEBI, seja na escola ou nos Movimentos Sociais. Estamos acompanhando este momento em que ela demonstra mais uma vez sua serenidade e sabedoria mesmo na dor!

Que Maria Helena desfrute da luz acolhedora da grande Fonte Criadora de tudo que há. Que ao mesmo tempo cada oração que chora por ela seja confortado/a com amor, paz e gratidão por ter vivido ao lado dela. Ela vive!

Que a Divina Fonte da Vida conforte os corações dos parentes, amigos/as e todas as pessoas que tiveram a graça da presença da Maria Helena em suas vidas! Siga em paz, Maria Helena! Sua missão foi cumprida! Você combateu o bom combate!

Que Deus, mistério de infinito amor, acolha Maria Helena. O seu legado ficou para sempre ao lado do Thiago, presentes em nós, na luta, na caminhada do CEBI.

Irmã-companheira Maria Helena, seguiremos seus passos, portando a bandeira da Justiça e da Paz. A morte já não mata. Vivos ou ressuscitados! Mara Helena VIVE!