Atos dos Apóstolos… Celebrar desafios e esperanças das Comunidades.17/12/2020

Atos dos Apóstolos… Celebrar desafios e esperanças das Comunidades.17/12/2020
17 de dezembro de 2020 CEBI MG

Atos dos Apóstolos… Celebrar desafios e esperanças das Comunidades.

Frei Gilberto (OFM) criou e coordena as atividades pastorais da “Comunidade de Santa Maria dos Anjos”. Durante o ano 2020 fez a programação de uma série de cursos e formações para os envolvidos com essa experiência, porém a pandemia interferiu na realização do projeto. Os estudos necessitaram mudar e adaptar-se às realidades tecnológicas, a evangelização precisou entrar online em grupos de watsapp, lives, canal no youtube… Desafio de manter-se como comunidade que busca humanizar-se e defender a natureza… Baseando as vivências na Palavra de Deus e na construção do Reino a partir do “pobre, do órfão e da viúva…”

Enquanto não chega a hora de nossa utopia, nos fortalecemos estudando e refletindo os textos bíblicos de acordo com os protocolos que o momento permite… online. Desde a quarta-feira de cinzas até 15 de dezembro foram enviadas diariamente reflexões por uma rede de grupos de watsapp e foram realizadas algumas lives sobre os livros e temas estudados… Um retiro quaresmal inicialmente, depois Deuteronômio… Atos dos Apóstolos… Para a realização das formações e estudos a comunidade contou com o apoio e a participação do CEBI – MG, representado por Neli de Almeida e Cássius Lopes.

Dia 15 de dezembro foi realizada uma live celebrativa baseada nos Atos dos Apóstolos, encerrando os trabalhos deste ano e convidando para as atividades do próximo ano.

As primeiras comunidades enfrentavam grandes desafios (pedras), dificuldades (tempestades), para a evangelização. Diante de conflitos internos e externos foram perseverantes na fé… Reuniam-se nas casas e beiras de rio… Fora da cidade “Tinham tudo em comum, repartiam o pão e as orações. A cada dia mais pessoas entravam para a comunidade.”

É muito oportuno ler o livro de Atos nos tempos atuais. Se não há perseguições aparentes, mas temos a pandemia, governos autoritários, preconceitos como machismo, racismo, violências, desesperanças… A Igreja enfrenta desafios internos e externos… As comunidades firmar-se na partilha, na perseverança da fé, na humanização para sobreviver… Se a realidade parece tão difícil o seguimento de Jesus nos desafia ao mistério da encarnação do amor. O Ato de Apóstolos para os dias de hoje é a compaixão e a misericórdia… Evangelizar com a vida. As duas últimas Cartas Encíclicas do Papa Francisco, apontam para este caminho: Laudato Si (sobre o cuidado da casa comum) e Fratelli Tutti (somos todos irmãos).

Se os desafios tentam nos tirar as esperanças e sonhos… a nossa resposta é que “Sim haverá natal.” O verbo se fez carne e habitou entre nós.

Texto: Cassius Lopes – CEBI-MG

região Zona da Mata 

Siga a caminhada do CEBI-MG via internet também. Inscreva-se no Canal do CEBI-MG no youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCzA3rux5I-sdcL_s3DJ5NMg . Acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos do CEBI-MG. Se assistir e gostar, compartilhe.

Siga o CEBI-MG no Instagram: cebimg

Siga no Facebook: CEBI MG – Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos

#CEBIMG