DEUTERONÔMIO:
Nova Ideia de Amor e de Justiça
Em todos os anos, acontece a escolha de um livro da Bíblia para ser estudado no mês de setembro. Neste ano, essa opção feita pelo Livro do Deuteronômio tornou-se para nós um desafio, por ser uma leitura que precisa de certos cuidados , conhecimentos e estudo sobre a História do Povo de Deus. Devido a isso, o livro é pouco lido ou, em certos momentos, são retirados trechos dele e frases para fundamentar ou justificar comportamentos polêmicos: Violência, ideia de um Deus que pune e castiga, preocupação com a idolatria, a condenação de pessoas por seu comportamento moral ou religioso.
Como falar de um Deus de amor e misericórdia… De um Deus libertador, usando textos de tão difícil entendimento?
A proposta de estudo seria, então, a grande oportunidade de compreender as ideias, a estrutura e os objetivos da escrita. Porém um componente a mais agravou nosso desafio. Como estudar o Deuteronômio nestes tempos de pandemia?
O CEBI-MG – Região da Zona da Mata, precisou adaptar o texto ao momento. Organizaram-se cinco encontros por videoconferência, sempre às quartas-feiras, com 2 horas de duração. Cassius Lopes, Marcos Sales Pimenta, Frei Antônio de Pádua, Neli de Almeida se responsabilizaram por conduzir essas conversas a partir de eixos colocados na cartilha elaborada pela Região do Vale do Aço:
-
Justiça e Memória / Aliança
-
Justiça e Economia
-
Justiça e Pobreza
-
Justiça e Meio Ambiente
Houve um grande interesse de inscrição e conseguimos realizar os estudos com a participação média de 45 pessoas por encontro.
Para quem participou, foi uma experiência linda de aprendizado da leitura bíblica e, também, para a equipe que fez a adaptação ao uso de tecnologia pra estudos à distância, foi gratificante.
A partir da metodologia de Leitura Popular da Bíblia, usada pelo CEBI, pudemos mostrar que o livro fala contra todos os tipos de opressão, é extremamente libertador, pois, fala do amor da escolha de Deus pelo povo e, principalmente, dos pobres da terra, do órfão, da viúva e do estrangeiro. “Não deve haver pobres entre vós”. “Lembrem-se de que você já foi escravo no Egito.” “Abençoarei o fruto do seu ventre e o fruto da terra.” “Abra a mão em direção ao seu irmão.”
Para o povo atual, ocidental, capitalista… a ideia de lei e de justiça se dá em uma sociedade onde não aconteçam crimes, roubos, violência. Onde as propriedades privadas sejam totalmente protegidas. Para o Povo de Deus, a proposta de uma sociedade justa estabelece que nela não pode haver necessitados. Todos devem ter oportunidade de viver, alimentar-se, morar, produzir… Viver com dignidade. Uma sociedade em que exista desigualdade social está longe do projeto do Reino de Deus. O Deuteronômio (o núcleo original), critica todo o poder opressor e a verdadeira lei é o Amor e a Solidariedade.
Muitas das pessoas que temiam o estudo, no final dos encontros, revelaram uma grande alegria de ter passado a ver o Deuteronômio como uma bonita experiência do povo, em permanente Êxodo, em busca da libertação.
Texto: Cassius Lopes – CEBI-MG da região Zona da Mata.
Equipe de Comunicação do CEBI-MG.
Siga a caminhada do CEBI-MG via internet também. Inscreva-se no Canal do CEBI-MG no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCzA3rux5I-sdcL_s3DJ5NMg . Acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos do CEBI-MG. Se assistir e gostar, compartilhe.
Siga o CEBI-MG no Instagram: cebimg
No Facebook: CEBI MG – Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos
#CEBIMG