Povo de CEBs e CEBI estudam o livro do Deuteronômio com Julieta Amaral

Povo de CEBs e CEBI estudam o livro do Deuteronômio com Julieta Amaral
20 de setembro de 2020 CEBI MG

Povo de CEBs e CEBI estudam o livro do Deuteronômio com Julieta Amaral

Foto: Edna Leite Ramos Xavante Casaldáliga

Na manhã do domingo, 20 de setembro de 2020, as/os animadoras/es de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) e de pastorais sociais se reuniram – virtualmente – para ler, meditar, aprofundar o Deuteronômio, livro escolhido para o mês da Bíblia do ano de 2020. Momento marcado por irmandade-sororidade, com presença e representação de diversos lugares, do Brasil e América Latina.

 

O livro do Deuteronômio traz importantes narrativas que alcançam as raízes da Aliança do Deus Libertador com o seu povo à luz do movimento profético: é a opção de Javé mesmo pelos pobres, ninguéns, excluídos e oprimidos que se concretiza em um projeto coletivo-comunitário de solidariedade total com tudo e todos.

 

Além disso, enfatiza uma memória inolvidável: do Êxodo-libertação da ditadura e imperialismo faraônico, do cuidado e da intransigente defesa da vida – sobretudo da vida diminuída, ameaçada, negada. Das lutas populares, profético-libertadoras de ontem e de hoje, arrancamos indignação, rebeldia, fidelidade (coerência), força e vigor de transformação.

Encerramos com um memorial de Páscoa de Pedro Casaldáliga, que não foi, mas é, segue sendo em nós que nos comprometemos a pôr a produzir o seu legado e suas causas que convergem na Causa do Reinado divino. Nossas causas não fracassam, nossas pelejas não são estéreis, mas gestam, no reverso histórico com os vencidos, o Novo Céu e a Nova Terra em que cremos e esperamos, garantia do sangue dos que souberam não só dar tudo, mas se dar, se entregar.

Este caminho de Vida custa vidas. Vidas pela Vida! Renovada nossa disposição em não esquecer a Profecia de Povo Organizado, pela força feminina do Espírito, Ruah, Vento de Deus, fomos enviados ao nosso cotidiano com uma tarefa maior iniludível: a de continuar fazendo dos empobrecidos, dos últimos e pequenininhos o critério fundamental do nosso engajamento e militância.

À Julieta Amaral, que desde a Argentina, assessorou e facilitou diligentemente este estudo, registramos nosso especial carinho e amizade por tanta prontidão, gentileza e saber com sabor. Nestes tempos de provisoriedade, a gente diz: ainda tem jeito. Com educação popular, trabalho de base, coragem e alegria!

Leia no link, abaixo, em PDF: Descobrindo o Deuteronômio, segundo Julieta Amaral.

DESCOBRINDO O DEUTERONÔMIO – Por Julieta Amaral – 20 9 2020